© 2023 by Reiki Alphaville. All rights reserved. Proudly created by 

  • Wix Facebook page

 

Telefones:  (11)    2680 4401          

Whatsapp:  (11) 96858 8020

 

 

 

Estamos no Office Grajaú Alphaville

Alameda Grajaú, 614 - 4° Andar - sala 403

Alphaville Industrial - Barueri - SP

 

O que é um Mantra?

A palavra mantra tem duas partes: MAN a parte humana, que é a raiz da palavra sânscrita para a mente; e TRA, que é a raiz da palavra instrumento. Portanto, um mantra é,  um instrumento da mente, um som ou vibração poderosa que você pode usar para entrar em um estado de profunda meditação.

 

De acordo com a tradição védica, há mais de 5 mil anos, os sábios na India, eram capazes de ouvir todas as vibrações produzidas por tudo na natureza, como os sons do vento, do trovão, das borboletas, dos rios e todas as outras criações do nosso planeta. Eles perceberam que esses sons são a manifestação do espírito na matéria. Eles identificaram por exemplo "Om" (ou aum) como o som mais elementar e profundo, representando a consciência universal , o infinito. Por milhares de anos, as pessoas têm usado este mantra, OM,  para expandir sua consciência no Universo.

 

Por que nós na meditação deveríamos silenciosamente repetir os mantras?

Silenciosamente repetindo um mantra quando você meditar é uma maneira poderosa para entrar no silêncio da mente. Quando  você repeti o mantra, ele cria uma vibração mental que permite que a mente  experimente  níveis mais profundos de consciência. Quando você medita, o mantra torna-se cada vez mais abstrato e indistinto, até que você esteja finalmente no campo da consciência pura capitada através da vibração vinda do Mantra.

 

A repetição do mantra ajuda você a se desligar dos pensamentos  do cotidiano que enchem a sua mente diariamente. O mantra é um instrumento de apoio à sua prática de meditação. Quando você experimentar estados mais profundos de meditação, todos os pensamentos e preocupações desaparecem e você experimenta a tranquilidade que sempre existiu dentro de você, no seu interior mais profundo, tua alma!  Nessa quietude você pode sentir a unidade com toda a vida e obter a paz profunda.

Geralmente as pessoas que praticam meditação com Mantras, tendem a repetir o mantra por 108 vezes. 

 

MANTRAS MAIS UTILIZADOS NA MEDITAÇÃO

1- MANTRAS QUE EU ME IDENTIFIQUEI PARA A PRÁTICA DE MEDITAÇÃO 

Na minha própria prática de meditação, muitas vezes tenho me  beneficiado com o poder dos mantras. Tenho dois Mantras que me identifiquei muito:

 

MANTRA 1: Lord Ganesha- que considero meu Mestre espiritual. Lord Ganesha, filho de Shiva e Parvati , é adorado na religião hindu como o  Lord do conhecimento, sabedoria, inteligência e removedor de obstáculos. Ele é sempre o primeriro a ser reverenciado em qualquer oração, ritual ou ocasião . Bênçãos Lord Ganesh também são procuradas antes de iniciar qualquer novo empreendimento. Lord Ganesha é também referido como Ganapati, Gajanana, Vinayaka, Vighneshawar e Pillaiyar. 

 

  Om Gam Ganapataye Namah

Meditação com Mantras

Música com o Mantra 1: 

Om Gam Ganapatayei  Namah

Quer aprender? Inicie ouvindo este Mantra. 

(video obtido no site Youtube www.youtube.com , com intuito educacional)

Música com o Mantra 2: 

Direcionado para a paz, tranquilidade e harmonia para todos os seres sensíveis.

Quer aprender? Inicie ouvindo este Mantra. 

(video obtido no site Youtube www.youtube.com, com intuito educacional)

 

  

Este mantra significa:

Eu me curvo à deidade elefante [Ganesh] que é capaz de remover todos os obstáculos. Eu oro por bênçãos e proteção. "

Origem: Hindhuism

Idioma: sânscrito

Quer aprender? Inicie ouvindo este Mantra.

Ouça no Youtube uma melodia linda com este mantra.

 

MANTRA 2:  Este Mantra é direcionado para a paz, tranquilidade e harmonia para todos os seres sensíveis. Este mantra incentiva a cooperação, compaixão e estado de estar em harmonia com o meio ambiente, animais e todos os seres humanos.

 Om Om Om

 Sarvesham Svastir bhavatu

 Sarvesham Shantir bhavatu

 Sarvesham Poornam bhavatu

 Sarvesham Mangalam bhavatu

 Om, Shanti, Shanti, Shanti

Este mantra significa:

"Que o bem-estar, a paz, a plenitude e a tranquilidade, a felicidade e a prosperidade possam atingir todos os seres vivos".

Origem: Hindhuism

Idioma: sânscrito

Quer aprender? Inicie ouvindo este Mantra.

Ouça no Youtube uma melodia linda com a Tina Turner com este mantra

 

 

2- OUTROS MANTRAS MAIS USADOS EM MEDITAÇÃO

MANTRA  OM

Tradução: O som do universo é a primeira vibração, original, representando o processo de nascimento, morte e renascimento.

Estudos científicos comprovaram que cantar o som OM nos coloca em ressonância harmônica com o universo - isso é um fato científico! OM é dito a vibrar a 432 Hertz, que é o campo musical natural do Universo.

 

MANTRA   Om Namah Shivaya

Tradução: Eu me curvo a Shiva, a divindade suprema de transformação .

Outro significado: Eu honro a divindade dentro de mim mesmo."

Este é um grande mantra para ajudar a construir a auto-confiança, lembrando-nos que somos todos feitos pela energia divina e devemos nos tratar em conformidade.

 

MANTRA Shanti Mantra

 Om Saha Naavavatu

 Saha Nau Bhunaktu

 Saha Veeryam Karavaavahai

 Tejasvi Aavadheetamastu Maa Vidvishaavahai Om

Tradução: Que o Senhor proteja e nos abençoe. Ele pode nutrir-nos, dando-nos força para trabalhar juntos para o bem da humanidade. Que o nosso aprendizado seja brilhante e proposital. Que nunca vire um contra o outro.

Um mantra excelente para iniciar uma aula de ioga, praticar logo de manhã, renovar um novo dia. Ele une os participantes e dá um tom de não-competitividade, sensação de unidade e trabalho em conjunto para um objetivo comum.

 

COMO MEDITAR COM MANTRAS? PASSO A PASSO.

A coisa mais importante é não tentar exigir muito de você mesmo. Não pense que tem que se concentrar para relaxar e meditar. É a coisa mais fácil que a nossa mente pode fazer é meditar ... talvez seja por isso que é tão poderoso.

 

1) Encontre um lugar calmo. É melhor estar onde você não será perturbado. Sente-se confortavelmente em uma cadeira confortável (não se deite) com os olhos fechados. Tente ficar em um lugar com o mínimo de ruído e luz. Mas não se preocupe com ruídos. Eles não são uma distração para a meditação. É possivel meditar em qualquer lugar mesmo que seja barulhento.  O importante é fazer o processo  abaixo).

 

2) Inicie com um Mantra seu (personalize):  Sentado em sua cadeira por cerca de 30 segundos fique  com os olhos fechados para apenas ficar em sintonia com o seu Eu interno (fazer uma varredura rápida do corpo imaginando cada parte do corpo separademente). Em seguida, inicie sem esforço e silenciosamente  a repetição de uma palavra para si mesmo (não em voz alta) e concentre na sua respiração. A palavra que você escolher é um mantra pessoal.

 

Exemplos de palavras (mantras) para você se inspirar: relaxar, paz, amor, calma, serenidade, tranquildade, enfim qualquer outra palavra ou pode ser até uma frase como:     EU SOU FELIZ, EU SOU SAUDÁVEL, EU ESTOU EM PAZ. .. Sempre no positivo! O importante que seja fácil de lembrar (não faz diferença a palavra que você usa. Isso só importa para você prosseguir com a simples intenção de repetir a palavra, mais e mais e mais).

 

Basta repetir silenciosamente o mantra várias vez para si mesmo. Apenas deixe sua mente sussurrar seu mantra sob seus pensamentos, mais e mais e mais. Não tente mudar seus pensamentos de forma alguma. Apenas permita-se  manter sussurrando a palavra silenciosamente para si mesmo.

Se você tem uma mente, você pode praticar a meditação com mantra sim!

 

3) Quando você perceber sua mente vagando, gentilmente traga de volta sua atenção para sua respiração e seu mantra. Não pense que você é um mau praticante de meditação  porque  se você não permaneceu o tempo todo com sua palavra. O importante é voltar suavemente à palavra quando você pegar sua mente vagando ... 

 

4) Pratique por cerca de 10-20 minutos todos os dias , caso não for possivel tente pelo menos de 3 a 4 vezes por semana. Os melhores horários para a prática da meditação são na parte da manhã e na parte da tarde entre quatro 4 as 6 horas da tarde. Para melhorar a sua experiência, experimente fazer um pouco de ioga antes de meditar. Algumas asanas como por exemplo: Sun Salutation / Saudação do sol já é o suficiente .

 

5) Você viu que não tem segredo nenhum praticar meditação com mantras. Quando estiver mais envolvido, tente os mantras em sânscrito, eles são muito poderosos, mas vá com calma. Quando quiser faça o mesmo exercicio explicado aqui e coloque o mantra escolhido em sânscrito ( O que você mais se identicar) para tocar e ai e so seguir o fluido / a vibração.

No youtube você vai encontrar todos os Mantras descritos aqui e so seguir tua intuição e se identificar com um deles. 

 

Não se preocupe em pronunciar o Mantra corretamente, você vai ver que a prática e o Universo se encarregam de te ajudar com esta tarefa. Relaxe e aproveite o poder dos mantras em sânscrito, pois são poderosos e sagrados!

 

Não pense que isso tem de ser mais difícil do que é explicado aqui. Não há mais nada a fazer além de silenciar tua mente e repetir seu mantra. Não tente fazer qualquer coisa acontecer. Basta estar presente com o seu mantra. Isso é tudo! Você só tem uma intenção enquanto você medita: Volte para o seu mantra quando ocorrer de sua mente vaguear e concentre na sua respiração . Não há nenhum outro esforço envolvido é simples assim!

 

EXPERIMENTE E ME CONTE DEPOIS :)

 

Namaste,

Paula Erbsland

Terapeuta de Medicina Complementar

Especialista  em  Meditação  MINDFULNESS  pela  USP/IPQ -   Instituto  de 
Psiquiatria   do  Hospital  das  Clínicas,   na  área  da  saúde  e  psiquiatria, 
capacitação  em  Yoga  voltado  para  meditação pelo  Instituto de  Ensino 
e   Pesquisas  IEPY  (certificado  Internacional),   especialista  em  Medicina  
Tradicional  e  Clássica  Chinesa  pela  ABA, IBRAHO, Tui-Na,  habilitada  em 
Practical  Philosophy -The School of Economic Science  -  London -  UK,  De- 

Mystifying   Mindfulness na  Universiteit Leiden , Leiden  -  Holanda,  Mestre

em Reiki, programa de educação continuada em Fsiopatologia e Terapêutica 
da Dor realizado na Anestesiologia da Faculdade de Medicina da USP-FMUSP. 

Atua em Alphaville oferecendo Terapias de Medicina Complementar e cursos de 

Meditação Cientifica- Mindfulness.

Certificate of Reiki Healing at Greenwich College - Londres / Inglaterra

Membro da Associação Nacional dos Terapeutas & Sociedade Brasileira de Medicina

Alternativa - CNT 11.892/SP

Música com o Mantra OM: 

O som do universo e a primeira vibração, original, representando o processo de nascimento, morte e renascimento.

Quer aprender? Inicie ouvindo este Mantra. 

(video obtido no site Youtube www.youtube.com, com intuito educacional)